Telefone: (12) 3922-9360

Instituto Monitor

instituto-monitorO Instituto Monitor foi a escola pioneira no Brasil a desenvolver a educação a distância como modalidade de estudo.

Tudo começou quando o imigrante húngaro Nicolás Goldberger aportando no Brasil, trouxe seu conhecimento técnico em eletrônica e resolveu instalar um pequeno negócio na região central de São Paulo.

Goldberger deslumbrou-se com a enorme dimensão territorial do Brasil e acreditava que podia colaborar com o nosso crescimento interligando o país por meio da comunicação que, naquela época, era representada pelo rádio.

De uma ideia um tanto romântica nasceu o primeiro curso a distância, composto por algumas apostilas e um kit. No final, era possível construir um modesto rádio caseiro.

A iniciativa de Goldberger cresceu até que, em outubro de 1939, o Instituto Radiotécnico Monitor foi fundado criando, a partir daí, diversos cursos profissionalizantes.

Todo o trabalho era realizado por correspondência, inclusive a correção das tarefas encaminhadas aos alunos como forma de medir o aproveitamento no curso.

Na década de 50 o método já era difundido e copiado por diversas escolas, e o país crescia aceleradamente. O Instituto Monitor, como ficou conhecido, também propiciou uma abrangente área de influência em seu entorno. A necessidade de válvulas, painéis e componentes em geral utilizados na construção e conserto de rádios, transformou a região da Santa Efigênia, em São Paulo, em um grande polo referência de comércio e distribuição de peças de eletrônica na grande metrópole, sendo assim até os dias de hoje.

Ao longo dessa história, mais de 5 milhões de alunos já se matricularam no Instituto Monitor. Atualmente, são mais de 55 mil alunos espalhados em todo o Brasil, aprendendo uma nova profissão.

O Instituto Monitor passou por muitas mudanças e adaptações para se adequar aos novos tempos, e continuar oferecendo aos seus alunos o que há de melhor e mais moderno em educação.

Open chat